Pular para o conteúdo principal

Para tornar o seu dia a dia com Diabetes mais fácil!

Nos últimos tempos, o pessoal no exterior tomou gosto por uma coisa que nós, brasileiros, conhecemos há tempos: a gambiarra. Ou, como eles preferem dizer, “lifehacks”. Nada mais do que uma solução incomum para um problema comum, não?

Para quem tem diabetes nada mais justo do que contar com algumas gambiarras (dicas ou soluções temporárias/improvisadas) que o Joslin Diabetes Center, dos Estados Unidos, reuniu. Quem sabe você já não usa algumas delas?

1. Eu me confundo com os frascos de insulina!

Use fitas adesivas coloridas para identificar os frascos ou canetas de insulina. Solução rápida e prática, e particularmente útil para aqueles que – como eu – são daltônicos e confundem a cor, particular dos frascos.

http://insuleeve.tripod.com/

2. A noite foi longa. Como lembrar se eu tomei a insulina?

Fácil! Você pode simplesmente inverter a posição dela no estojo/caixa assim que terminar de aplicar a insulina, ou colocá-la dentro de um copo ou porta-lápis.


Ao passar pelo raio X, eventualmente, você precisará mostrar aos fiscais de segurança do aeroporto as insulinas, agulhas, seringas, Glucagon, etc.

http://blog.joslin.org/2014/02/qa-with-katharine-gordon-tsa-diabetes-policy/

A dica, então, é mantê-los todos juntos, em um saquinho transparente com fecho hermético – por exemplo, o Zip-Loc – junto com uma carta do seu médico (em inglês, se estiver viajando para fora do Brasil), explicando o porquê de você ter aquilo consigo, e o porquê de não poder despachar os itens com o resto da bagagem. Assim, caso necessário, os agentes de segurança poderão examinar tudo rapidamente, e você, poderá seguir viagem sem problemas.

4. Anotações desorganizadas!

Todos sabemos como é complicado manter um diário das glicemias, resultados de exames, artigos sobre o diabetes... Então, que tal organizar um fichário, com marcadores coloridos, adesivos, bolsos para papeis pequenos, e tudo o mais que possa ajudar? É uma atividade bastante interessante, para crianças e adultos. Além, claro, de facilitar bastante nas consultas seguintes com o endocrinologista!

5. Estou cansado de calcular!

Hoje em dia, essa “gambiarra” está caindo por terra. A maioria dos celulares tem calculadoras embutidas, ou até mesmo aplicativos que calculam as doses necessárias com base em sua glicemia e sua razão insulina/carboidrato (leia mais a respeito no livro “Tenho diabetes tipo 1, e agora?”). Porém, para evitar ficar sem bateria, você pode comprar uma calculadora barata em uma lojinha, e deixá-la junto do seu glicosímetro. Na pior das hipóteses, o velho papel e lápis também ajudam...


Bombas e Sensores

1. Meu cateter/sensor não cola!

Use um patch de Tegaderm® – adesivo utilizado muitas vezes para curativos em procedimentos cirúrgicos – para segurar o sensor ou cateter no lugar. Lembre-se apenas de fazer uma saída para a cânula!

2. Não consigo abrir o compartimento de bateria da minha bomba!

www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM2
Acalme-se! Tenha sempre no seu estojo do glicosímetro uma moeda de 25 centavos. É perfeita para isso!

3. Esqueci quando coloquei o cateter/sensor!

No dia que trocar o sensor ou o cateter, escreva a data com uma caneta permanente na embalagem e guarde-a até a próxima troca. Se não gostar de ficar com a embalagem, tire uma foto da embalagem – com a data anotada – e guarde-a na memória do celular.

É bem útil, inclusive, para ter o número de série do cateter ou do sensor, caso necessário. Alternativamente, o patch de Tegaderm® – citamos ali em cima! – também pode receber a anotação da data de troca.

4. Meninos cansados de pendurar a bomba na cintura?

Experimente cortar um pequeno buraco na parte superior dos bolsos. Assim, você pode passar a cânula por dentro deles – sem o perigo de deixar o resto das coisas cair.

5. Meninas, seus bolsos são pequenos ou a bomba vai marcar a roupa?

Sem problemas. Coloque a bomba na frente do sutiã. Se não funcionar, você pode usar uma cinta elástica para gestantes para manter sua bomba presa a você.

6. E se estiver usando um vestido...?

Corte uma parte do cano de uma meia, e puxe-a o mais alto que conseguir – o ideal é na altura da coxa, então, pense no tamanho da meia – e prenda a bomba nesse “cinto de perna”. Você também pode pensar em colocar a bomba na parte de cima da meia-calça.

7. Mas eu tenho um sensor contínuo de glicose e não ouço quando ele apita/vibra!

Essa gambiarra vem da época em que escutar conversa atrás da porta era um jeito de saber das novidades: coloque o receptor em um copo. Isso vai amplificar o som, e você possivelmente vai ouvir.

www.probablyrachel.com/hacking-diabetes/

~
E então? Algum desses truques foi útil para você? Tem mais sugestões de gambiarras que podem ser feitas para facilitar a vida de quem tem diabetes? Mande-as para a gente!



Traduzido e Adaptado por: 
Assistente de Coordenação do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes
Acadêmico em Medicina FCMSCSP

Comentários

  1. Adorei o post Mark...muito bom mesmo....como sempre encontramos soluções quando tudo parece perdido! Eu agora coloco todos os remédios numa caixa em ordem e assim monitoro quando vai acabando um ou outro insumo. Quanto a última troca, conseguimos ver na própria bomba. Pelo menos eu vi outro dia. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sheila!!!
      Em relação à Bomba, no meu caso (Mark Barone), coloco insulina no reservatório suficiente para durar apenas 3 dias, assim coincide o dia de trocar tudo com o fim da insulina na Bomba.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos