Pular para o conteúdo principal

Jovens Líderes, Novas Ideias, Mudanças Reais!



Entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro de 2013,tivemos a maior reunião de Jovens Líderes em Diabetes da história. 137 jovens, representando 73 países, estiveram em Melbourne, aprendendo mais sobre diabetes e sobre como ser protagonista e lutar pelo diabetes (melhores condições, acesso ao tratamento e à educação em diabetes) em seus respectivos países. Eu estava lá, representando o Brasil juntamente com a Claudia Labate, e com o Mark Barone nos auxiliando como Faculty e Mentor!

Desta vez, também tivemos representantes de outros países da região SACA (América do Sul e Central). Lucía, Mercedes, Natalia, Gastón e Emanuel representaram a Argentina; Franco representou o Chile; e Aracely representou a Nicarágua.


O programa Young Leaders in Diabetes, da IDF (International Diabetes Federation) foi realizado a primeira vez em Dubai, juntamente com o Congresso Mundial de Diabetes, em 2011. A edição de Melbourne foi a segunda, juntamente, também, com o Congresso Mundial de Diabetes de 2013. A missão é capacitar jovens para que, com o apoio da IDF, realizem projetos a respeito de educação em diabetes, prevenção – não apenas do diabetes tipo 2, mas também das complicações decorrentes do mau controle –, melhora na qualidade de vida e dos cuidados de quem tem diabetes, e, por fim, lutar contra a discriminação e a falta de acesso aos tratamento existente em muitos países.

O programa, em si, é bastante intenso, com muitas palestras e dinâmicas para que a gente saiba, de fato, como atuar em cada um dos objetivos. Muitas palestras focaram nas habilidades de diplomacia, no desenvolvimento de projetos e arrecadação de fundos para os mesmos, recrutamento de voluntários, controle do diabetes, necessidades e sentimentos das pessoas com diabetes, epidemiologia e sobre comunicação efetiva, indispensável para um líder.


Logo no primeiro dia, participamos de uma dinâmica que incluía um círculo azul feito com uma tira de tecido, tanto para simbolizar a nossa união, quanto para que sentíssemos que NÓS estávamos unidos por um objetivo comum e que éramos muito mais fortes trabalhando em equipe, contando uns com os outros. No símbolo do diabetes que estávamos formando ali, cada um de nós escreveu, o que sentia naquele momento. Muitos escreveram também o que os motivava para estar ali.

Para mim, a sensação de estar do outro lado do mundo, representando o meu país e, portanto, mais de 13 milhões de pessoas que também têm diabetes (só no Brasil), foi muito intensa. E esse enorme grupo de jovens líderes juntos por mais de 350 milhões de pessoas com diabetes (no Mundo), foi muito emocionante.


Ah! E por falar de amigos do mundo todo... Foi muito inspirador conhecer pessoas de todo o mundo, com objetivos parecidos. Quem diria, por exemplo, que uma menina na Alemanha poderia ter um objetivo parecido com o meu? Quem poderia imaginar que um rapaz de Gana poderia ter os mesmos problemas que temos em muitas regiões do Brasil? Mais importante do que isso, foi reconhecer em cada um dos Jovens Líderes em Diabetes de todo o globo, o mesmo desejo de mudar o mundo para melhor, que não estamos sozinhos, e que podemos cada um ajudar os outros.

Os próximos passos, agora, serão projetos de cada um dos Jovens Líderes em seus respectivos países, até o final de 2015. Cada participante precisou pensar em uma ideia de projeto, e para auxiliá-lo será designado um mentor para auxiliar no projeto. Assim, podemos esperar grandes ações pelo diabetes, tanto no Brasil quanto no mundo todo em 2014 e 2015!


Durante o Congresso, todos nós, Jovens Líderes em Diabetes aprendemos mais sobe inovações da indústria farmacêutica, pesquisas médicas – inclusive sobre a cura! – e também conhecemos mais sobre as sete regiões da IDF. 


 Para encerrar essa primeira etapa (treinamento e congresso), novamente fizemos o círculo com a mesma tira de tecido, e cada um de nós leu as palavras escritas por cada um dez dias antes. E, para não esquecer que, juntos somos uma força capaz de gerar mudanças, cada um de nós pegou e levou para casa um pedaço daquela fita, com a palavra que mais o definia naquele momento.


E que agora, os quase 140 líderes já estão em ação! Conheça mais a respeito em: http://youngleaders.idf.org

Assistente de Coordenação do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes
Acadêmico em Medicina, 3º Ano - FCMSCSP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos