Pular para o conteúdo principal

Hipoglicemia? Saiba por qual tipo de exercício começar seu treino


Continuando as publicações sobre pesquisas recentes na área de exercícios físicos para pessoas com diabetes tipo 1, a educadora física e doutoranda da USP, Patrícia Vieira de Luca, gentilmente preparou o artigo abaixo. 
http://www.lazerbeleza.com/2010/03/22/dicas-para-exercicios-com-peso/
Neste ano foi publicado um artigo de grande interesse às pessoas com diabetes e profissionais de saúde. Nele os autores trazem uma questão interessante: será que a ordem do tipo de exercício (resistidos e corrida aeróbia) poderia interferir de forma diferente na resposta da glicemia pós-exercício? Sabemos que exercícios aeróbios prolongados provocam queda na glicemia, por isso devem ser monitorados a cada 30 min ou menos, ou caso haja algum sintoma. Já exercícios intensos podem provocar aumento da glicemia, reduzindo o risco de hipoglicemia durante sua prática. Porém o risco de hipoglicemia tanto após seu término quanto durante a noite pode ser maior do que em exercícios aeróbios prolongados.

Nesse estudo participaram 12 pessoas com diabetes do tipo 1 (10 homens e duas mulheres), fisicamente ativas, cinco utilizavam múltiplas doses de insulina e sete estavam com bomba de infusão contínua de insulina. Por tanto, não podemos dizer que os mesmos resultados aconteceriam com pessoas menos ativas e sedentárias.

As respostas glicêmicas foram comparadas entre o exercício aeróbio (45 min de corrida a 60% do VO2pico), seguido do anaeróbio (levantamento de peso, com 3 séries de 8 repetições máximas e 90 segundos de descanso entre cada série, por 45 minutos) e após 5 dias o mesmo grupo fez o contrário (força e depois corrida). Todos mantiveram repouso monitorado no laboratório, durante 1 hora após o exercício. O monitoramento total foi feito 24 antes, durante a sessão e 24 horas depois da sessão de exercícios.

Os resultados deste estudo trouxeram dados muito importantes para a realidade do treinamento: quando iniciado pelo exercício de força, a glicemia se mantém estável durante e até 15 minutos depois (estes 15 minutos já foram com a corrida iniciada após o exercício com peso). Depois dos primeiros 15 minutos de corrida (aeróbio moderado) houve uma queda contínua na glicemia, necessitando de reposição de carboidrato (CHO). Já ao iniciar os exercícios com a corrida provocou quedas na glicemia desde o início da atividade até os 45 min finais, necessitando de reposição de carboidrato. Na sequência, durante os exercícios de força, houve recuperação da glicemia, a qual continuou subindo mesmo após o término da sessão, no período de recuperação.


Ambos os protocolos provocaram hipoglicemia noturna, entretanto o exercício aeróbio seguido de força tendeu a hipoglicemias mais longas e mais severas. Os autores afirmam que ao se fazer o exercício com peso antes há liberação de hormônios hiperglicemiantes (adrenérgicos), que também disponibilizam mais gorduras na circulação, utilizada como fonte de energia no exercício aeróbio subsequente e reduzindo a utilização de carboidratos (prevenindo hipoglicemia no início da corrida). Acrescentam ainda que, para pessoas que tendem a ser hiperglicêmicas, seria interessante realizarem o exercício aeróbio antes do resistido (com peso), pelos resultados aqui mostrados.

Apesar das novas descobertas, as recomendações continuam as mesmas, começando por: monitorar, monitorar e monitorar. Ambos os protocolos devem ser acompanhados cuidadosamente durante e após o exercício, percebam que foi um treino de 90 minutos e os exercícios de força durante os 45 minutos, foram intensos. Mais uma vez, é uma excelente sugestão, porém foi feito em um pequeno grupo de pessoas fisicamente ativas e treinadas. Mais estudos são necessários para os que estão iniciando ou voltando a treinar. E, aos que já fazem este tipo de treinamento, aproveitem esta sugestão e bom treino!
Patrícia Vieira de Luca
Mestre em Educação Física-USP
Voluntária na ADJ-Diabetes Brasil
Parte da Equipe de profissionais do Educando Educadores 

www.educandoeducadores.com.br
Leia também:

Novidades sobre Atividade Física e Diabetes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos