Por que a Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) é tão importante?

A hemoglobina glicada, ou A1C, é um dos seis exames que as pessoas com diabetes precisam fazer regularmente. Alguém sem diabetes teria um A1C entre 4 e 6 por cento, enquanto a meta para a maioria das pessoas com diabetes é uma A1C inferior a 7 por cento.
http://medicineworld.org/cancer/lead/12-2008/artificial-human-bone-marrow-in-a-test-tube.html
“Quanto mais alta a sua A1C, maior o risco de desenvolver complicações a longo prazo, tais como infarto, derrame, doença renal, neuropatia e os problemas de circulação”, diz Martin Abrahamson, MD, Diretor Médico do Centro de Diabetes Joslin.
Mantenha sua glicemia dentro entre os valores recomendados (determinados pelo seu médico) a maior parte do tempo, e corrija as variações glicêmicas (hipo e hiperglicemias). Nunca e esqueça da importância da auto-monitorização frequente da glicemia, de tomar sua mediação (insulinas, comprimidos, ou ambos), de se alimentar de forma saudável e praticar exercícios físicos para, além de manter o controle da glicemia, manter-se saudável.
Penney explica que a A1C mede a glicose que se adere às moléculas de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Quanto maior os níveis de glicose no sangue, a glicose se apega mais à hemoglobina e, portanto, maior a A1C. Os glóbulos vermelhos, ou hemácias, duram 120 dias. Por isso, medir o percentual de moléculas de hemoglobina que têm glicose associada, ajuda-nos a saber a quantidade extra de glicose que esteve na corrente sanguínea durante os últimos meses.
A A1C deve ser dosada a cada três a seis meses. Não requer jejum e pode ser feita a qualquer hora do dia. Para a maioria dos adultos com diabetes a meta é manter o valor da A1C abaixo de 7 por cento. Quanto mais perto você chegar, melhor estará seu controle e melhor você irá se sentir.
Traduzido e adaptado por Mark Barone
Publicado originalmente em: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes