Acampamento de Diabetes, uma estratégia educativa que deu certo

Você já participou de um acampamento de diabetes? Pois deveria. Os depoimentos dos que já participaram são sempre muito parecidos... "mudou a minha vida!!!"

Diferente do que se pode imaginar, os acampamentos de diabetes são, sobre tudo, acampamentos como os demais. Em que os jovens participam de atividades recreativas, esportivas e culturais e se divertem muito. Essa vivência em comunidade que o acampamento proporciona, por si só, favorece que o jovem se torne mais responsável, maduro e independente. Além disso, os amigos conquistados durante os dias do acampamento são, muitas vezes, para a vida toda.

No acampamento de diabetes a coisa não é diferente. O que tem a mais nesse tipo de acampamento é que todos os acampantes e a maioria dos monitores têm diabetes. Com isso, os jovens percebem que não são os únicos com diabetes e aprendem muito trocando experiências e ouvindo os que já tem mais anos de diabetes. Nos acampamentos de diabetes os jovens contam ainda com uma vasta equipe de saúde que está sempre disponível a tirar dúvidas, acompanhar os jovens e preparar, junto com os monitores, atividades educativas.

Veja abaixo depoimento de alguns jovens que participaram da 31a Temporada ADJ-UNIFESP-NR 2011, de 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2011. Veja ainda mais informações sobre os dias do acampamento clicando aqui.


Estou vindo pela primeira vez e estou achando nota 10 como as brincadeiras, as alimentações balanceadas, os profissionais, a tirolesa, o hover, a festa do Hawaii, a micareta, além de estar fazendo vários amigos. Quero voltar muitas mais vezes.
Rafael – 4M



É minha primeira vez e estou achando muito legal, pois é minha primeira viagem sem meus pais depois que descobri a diabetes.  Aqui aprendi a lidar com a diferença das pessoas e adorei a piscina e a micareta. Estou fazendo bastantes amizades.
Leticia – 4F



É minha segunda vez e esta cada vez melhor porque tem muita diversidade nas brincadeiras. Acho muito legal ter todos os profissionais e adoro a piscina, o teatro, o rali na lama e a festa. Reencontrei e fiz vários amigos.
Felipe – 3M


Esse lugar é muito legal e estou adorando, fiz muitas amigas e estou aprendendo muito com os profissionais que estão sempre por perto, tudo aqui é lindo.
Cauane – 5F

 
Estou vindo pela primeira vez ao NR e estou achando muito legal, aqui posso aprender sobre contagem de carboidratos e aplicação de insulina, todas as atividades são demais e a festa de ontem foi a melhor.
Pedro – 4M

 
É a minha quarta vez e sempre que venho aprendo coisas novas sobre o tratamento do Diabetes. Já conhecia muita gente aqui, tanto acampantes como monitores, e estou curtindo demais.
Geovane – 5M


Fonte: NR Acampamentos

Leia mais em:
Mais um acampamento...
Próximos Acampamentos de Diabetes na América Latina
Vídeos - Significado da participação no Acampamento ADJ-UNIFESP-NR para Jovens Acampantes e Monitores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?