Pular para o conteúdo principal

Diabulimia, talvez você tenha e não saiba...

Para tratar de um assunto tão importante nada melhor que o relato de alguém que o vivenciou.

Aproveito já para agradecer à amiga de longa data Luciana Dotti Silva por relatar sua experiência que, sem dúvida, é um importante alerta a todos que conhecem alguém com diabetes tipo 1, em especial do sexo feminino e, especialmente, às meninas com diabetes.



"Sou Luciana Dotti Silva
 
Descobri o diabetes em 1988. Depois do diagnóstico, não demorou muito para que eu desenvolvesse diabulimia (distúrbio alimentar que na época não era conhecido e que os médicos diziam apenas se tratar de uma rebeldia).
 
Inicialmente tinha uma alimentação exagerada e tomava insulina para compensar a glicemia. Não demorou muito para eu engordar.
 
Comia muito e depois, muitas vezes, provocava o vomito.
 
Logo me lembrei que, ao ficar diabética, tinha emagrecido. Decidi, desta maneira, abandonar, temporariamente, as doses de insulina para emagrecer. Depois, voltaria a tomá-las.
 
Doce, ou melhor, amargo engano.
 
Emagreci, mas não consegui parar com o comportamento alimentar errado.
 
Até tentava. Mas um simples erro na alimentação, uma simples hipoglicemia que exigisse a ingestão de alimentos açucarados deixavam-me completamente apavorada com a ideia de engordar.
 
Queria uma dieta perfeita e um simples deslize fazia com que voltasse a me alimentar erroneamente e, como conseqüência, a  diminuir consideravelmente as doses de insulina.
 
Durante 12 anos tive esse distúrbio alimentar. Em alguns momentos tentava voltar a tomar insulina, todavia como acabava me alimentado de forma exagerada, voltava a engordar e isso fazia com que eu retornasse  a abandonar quase que completamente a insulina (tomando-a somente para aguentar ficar em pé).
 
Minha hemoglobina glicada foi, muitas vezes, superior a 15%.
 
Ficava deprimida e chorava todas as noites não querendo agir da forma como agia.
 
A partir de 2000, depois de participar de um acampamento para jovens, Encontro ADJ-Jovem, tive a oportunidade de conhecer uma menina que tinha o mesmo problema.
 
Eu, que tinha vergonha de fazer o que fazia e nunca me permiti falar sobre o assunto, de repente dei de cara com alguém que falava abertamente passar pelo mesmo problema que eu.
 
Nesse momento tive a oportunidade de me abrir e isso foi o começo de minha mudança.
 
Comecei a realizar trabalhos voluntários relacionados ao diabetes, participar de grupos de jovens diabéticos e, consequentemente, relacionar-me com pessoas com diabetes.
 
Não demorou muito para, novamente, sem querer, conhecer outra menina que também passava pelo mesmo que eu. Conversamos muito sobre o assunto.
 
A troca de experiências e o envolvimento com grupos e trabalhos para o diabetes foram, sem qualquer dúvida, fundamentais para minha recuperação.
 
Desde 2000 a diabulimia desapareceu de minha vida. Passei a tomar comer normalmente e a tomar insulina sem qualquer medo de engordar (faço uma média de 8 testes por dia e se a glicemia está alta, corrijo-a imediatamente) sem oscilações de peso.
 
 
Deixo aqui meu email ( ludottis@hotmail.com ) caso alguém deseje conversar comigo, trocar ideias."

Comentários

  1. Muito bom Dotti, com certeza seu depoimento fara a diferença na vida de muitas garotas!!! pARABÉNS PELA SUA CORAGEM E PELA SUA INICIATIVA... BJS.... E VÊ SE APARECE EM sAMPA!!!! CERTAMENTE ESTAMOS TODOS COM SAUDADE DE VC!!! BJS... ARYANNE

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, obrigada por partilhares este depoimento tão importante.

    ResponderExcluir
  3. estes anos todos de descontrole nao te fizeram mal algum? espero que nao... Assim fico mais sossegada qt a minha filhinha que apesar de todo o controle é uma mont6anha russa...as vezes sobe...e isso me apavora...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente fizeram sim.
    Tenho nefropatia (q trato mediante uso de medicação). Em 1999 necessitei fazer laser no olho direito (mas apenas isso), tive problemas dentários (perda de massa dentária) e tenho grande dificuldade em perceber hipoglicemias (atualmente, faço cerca de 10 testes diários para evitar problemas). Muitas mulheres com diabulimia apresentam problemas dentários (perda de massa dentária), só não sei o motivo pq isso ocorre.
    Eu, ao contrário de sua filha, tinha a glicemia constantemente alta.
    Entretanto, acredito, que vc deva procurar o médico dela para tentar melhorar essa instabilidade glicêmica.
    Participar de grupos que passam pelo que vc e sua filha passa também pode ajudar bastante. Vc acaba aprendendo coisas fantásticas e q auxiliam no tratamento do diabetes.
    Vc já foi à ADJ? Lá há grupos para crianças, pai de crianças com diabetes, jovens com diabetes, etc.

    ResponderExcluir
  5. Mark e Luciana, que maravilha que vocês abordaram este tema. Eu, que trabalho também com transtornos alimentares, sei que isto pode ser mais comum do que se imagina.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos